terça-feira, 28 de abril de 2009

Histórico da Escola de Educação Básica Professora Adelina Régis

Remontando o ano de 1930, veremos Videira um pequeno grupo de pioneiros, no qual a única escola existente era a Escola Estadual onde funcionavam as quatro séries primárias e a única Professora era Celedônia Selbach.
No ano de 1934, Videira teve a primeira Professora Normalista, Sueli Selbach, a qual fez o seu curso em Porto União, o colégio mais acessível na época. Sueli Selbach tomou então o lugar de sua mãe, que já idosa foi aposentada.
No ano de 1934 foi oficializada a Escola Estadual, que em 1953 iniciou suas atividades na casa de madeira, onde se deu a origem do atual Colégio Estadual "Professora Adelina Régis".
O então Secretário de Educação e Cultura, Professor Elpídio Barbosa, visitando o interior catarinense, verificou que Videira já necessitava de uma escola à altura do desenvolvimento que se estava processando. Exercendo sua influência junto ao Governo do Estado, batalhou para que a Escola Estadual passasse a Grupo Escolar. Este fato se concretizou em 1936, recebendo o nome de Grupo Escolar "Professora Adelina Régis". Começou a funcionar num antigo prédio de madeira cedido para tal fim pela família Formighieri.
O primeiro Diretor do estabelecimento foi o Senhor Willibaldo Rohregger, natural do Rio Grande do Sul. Foram seus colaboradores, nessa época, os Professores: Olívia Andrade, Ondina Silva, Ana Rosa Bragaglia, Jalile Bichara Machado e João Nardi.
De São Paulo vieram dois casais de Professores: Alexandre Milani Filho e Cícero Silva, com suas esposas, os quais durante vários anos deram a sua colaboração ao ensino de Videira.
Em 1939 foi anexado o Curso Complementar ao Grupo Escolar Adelina Régis, sendo os seguintes os Professores deste curso: Willibaldo Rohregger, Alexandre Milani Filho e Olívia Andrade. No dia 08 de março de 1944, após oito anos de trabalho profícuo, o Professor Willibaldo Rohregger exonerou-se do cargo. Respondendo provisoriamente pela Direção ficou Olívia Andrade, a mais antiga professora do estabelecimento.
No mesmo ano tomou posse da Direção, o Professor Altino Rocha, o qual, no ano seguinte, foi substituído pelo Professor Pedro Bosco. No dia 26 de junho de 1946, o prédio em que funcionava o Grupo Escolar Professora Adelina Régis, foi totalmente destruído pelo fogo.
Em 1947, após o incêndio, passados poucos dias, as aulas recomeçaram, funcionando o então "Adelina Régis" numa casa de madeira ao lado da atual Vulcanizadora União, sendo na época o Diretor do estabelecimento o Professor Solon Rosa, e a ele sucedeu como Diretor o Professor Manoel do Lago Almeida.
O Governador do Estado, Irineu Bornhausen, tomou então imediatas providências e foi iniciada a construção do atual prédio. A obra foi concluída e inaugurada em 19 de setembro de 1953, com a presença do governador Irineu Bornhausen, tendo na Direção a Professora Neusa Martine.
Seguiram-se a ela os seguintes Diretores: Ingeburg Dekker, Gelda Hulbert, Lígia Nardi, Alva Vianna e Márcia Regina da Silva. Conforme o decreto 10.399, em 08/02/71 passou de Grupo Escolar para Escola Básica "Professora Adelina Régis".
Estava na Direção do CEPAR, Lucia Mafalda Moreira dos Santos, quando o Secretário da Educação da época Salomão Ribas Júnior aprovou o Curso de 2º Grau pelo Parecer Nº 50/76 de 27 de fevereiro de 1976, passando o estabelecimento a chamar-se "Colégio Estadual Professora Adelina Régis". Era na época Supervisora Local de Educação a Professora Dolores Damo de Oliveira e já estávamos sob a jurisdição da 14º UCRE de Caçador, cujo diretor era o Senhor Luiz Carlos Gomez. Não deixamos de contar, nessa oportunidade, com o apoio da 9º UCRE de Joaçaba na pessoa do Professor Manoel do Lago Almeida.
Em 1977, assumiu o cargo de Diretor do Colégio Estadual Professora Adelina Régis o Professor Romildo Caregnato, que não medindo esforços deu ênfase à aprendizagem e mesmo à melhoria das condições físicas do estabelecimento. Pôde contar com o apoio de dois outros Diretores: Rosa Tereza Hentz Bogoni, Diretora de 2º Grau e Luis Antônio Faccio, Diretor de 1º Grau.
O Adelina Régis caminhou a passos largos, fazendo e ajudando a fazer a história de Videira. Romildo Caregnato deixa a Direção Geral deste educandário para Rosa Tereza Hentz Bogoni que busca num clima de respeito, harmonia, valorização humana, a participação da família e da comunidade; para que o Colégio tenha identidade. A identidade faz com que a educação se faça integrando-a, vivenciando-a, humanizando-a e democratizando-a.
Assessorando a Direção Geral temos como Diretora de 2º Grau a Professora Ilva Maria Santi Benedetti e como Diretora de 1º Grau Teodorildes Terezinha Colle, que com igual carinho e desprendimento, estabelecem trabalho e harmonia no Colégio.
O corpo administrativo compõem-se de 15 elementos, o corpo docente é de 50 Professores entre 1º e 2º Graus que primam pela qualidade de ensino da criança e do jovem videirense. Este é o ano do cinqüentenário da Escola e a Supervisora de Educação é a Professora Nilse Ana Brandalise.
O educandário funciona em três turnos com 1.500 alunos, filhos dos videirenses, filhos do rico Vale do Rio do Peixe, deste Estado pródigo e trabalhador, o porque não, do nosso querido Brasil.
A Associação de Pais e Professores faz presença marcante em nosso Colégio com objetivos claros e definidos, melhorando as condições do mesmo. Paralelo a A.P.P. temos o Clube de Mães que apoia a criança carente e a Direção do Colégio, marcando presença no dia a dia nas atividades programadas.
O Centro Cívico Escolar atua com participação ativa dando ao jovem seus direitos e deveres para o pleno exercício da cidadania.
O Adelina Régis de ontem tem o mesmo espírito, a mesma garra, a mesma luta pelos direitos, a consciência do dever cumprido, a busca dos ideais da Pátria, os sonhos e as aspirações do homem de hoje.
O Colégio Estadual "Professora Adelina Régis" continua sua história nos caminhos de sua gente. No ano de 1984 comemorou seu cinqüentenário, com uma festa ímpar, apresentando à comunidade personalidades que marcaram a história da educação de Videira, assim como a Professora Sueli Selbach Madureira, o Professor Sólon Rosa, ex-professor e ex-diretor e Inspetor Escolar, hoje falecido, também trouxe sua mensagem de amor ao Colégio e ao povo de Videira. A festa do cinqüentenário marcou muito a população videirense onde a comunidade inteira participou com entusiasmo.
Outro fato marcante na história do Colégio Estadual "Professora Adelina Régis" foi a eleição de Diretores. Na data de 21 de dezembro de
1988, os pais, alunos e Professores se apresentam aos mesários nas diferentes urnas instaladas no CEPAR para promoverem expressivamente os nomes das três Diretoras: Rosa Terezinha Hentz Bogoni para Diretora Geral, Teodorildes Terezinha Colle para Diretora de 2º Grau e Ilva Maria Santi Benedetti como Diretora de 1º Grau, que permaneceram na Direção por vários anos. Em 1988 atuavam como secretárias Mariza A. Lazzari Marques, Joanete Tercila Perin e Kátia Isabel H. dos Santos.
Em 1989 assume a Direção Geral a Professora Teodorildes Terezinha Colle tendo como Diretora Adjunta a Professora Terezinha Antunes de Lima que permaneceu até o final de 1990. No ano seguinte assume a Direção Adjunta a Professora Sônia Maria Dalla Costa Carletto que juntamente com a Diretora Teodorildes dirigiram os destinos do CEPAR até dezembro de 1994.
Em 1995 assume a Direção Geral Teodorildes Terezinha Colle e a Diretora Adjunta a Professora Márcia Lontra Brancher. As secretárias são Ana Lúcia Panceri e Mariza Lazzari Marques, contando na época com 860 alunos no 1º Grau e 673 alunos no 2º Grau no Curso Técnico em Administração.
No início de 1997, assume, juntamente com as Diretoras acima, como Diretor Adjunto o Professor Hely de Freitas e Silva. O Colégio oferecia Curso Técnico em Administração. O último ano de ensino técnico foi 1998, que optou pelo Curso de Ensino Médio.
Em 1999 assume a Direção Geral a Professora Sônia Maria Dalla Costa Carletto e Diretora Adjunta a Professora Samira Thomé Machado. Fazem parte do quadro administrativo as secretárias Marilês Ansiliero Borges de Oliveira e Ana Lúcia Wüst Panceri e as Supervisoras Pedagógicas: Terezinha Antunes de Lima e Rosilene Zago. O Colégio conta nesta data com 1.700 alunos, sendo que destes 440 de pré a 4ª série, 390 de 5ª a 8ª série e 804 de 2º Grau. Contamos com três salas de 1ª Séries do 2º Grau funcionando na Escola Básica "Josefina Caldeira de Andrade" por falta de espaço neste Colégio.
Em 2000 assume o cargo de Diretora Adjunta a Professora Marilês Ansiliero Borges de Oliveira, juntamente com as Diretoras acima. Assume a Secretaria a Professora Marizete de Lourdes Possenti. Pela Portaria nº 017 de 28/03/2000 foi alterada a identificação de Colégio para Escola de Educação Básica "Professora Adelina Régis". A contar desta data gradativamente está sendo eliminado o Ensino Fundamental, permanecendo somente o Ensino Médio.
Em 2001 a Escola conta com aproximadamente 1630 alunos, entre alunos de 2ª a 8ª série de Ensino Fundamental e Ensino Médio.
No ano de 2002 a Escola passa a atender alunos a partir da 3ª Série do Ensino Fundamental até o Ensino Médio.
No ano de 2003, assumiu a Direção Geral, o Professor Roberto Maraschin Primo e mais duas Diretoras Adjuntas, sendo: Rosilene Zago e Vera Lúcia Schiochet e na Secretaria as secretárias: Marizete de Lourdes Nesi Possenti e Suzana dos Santos de Faveri. Ainda no ano de 2003 a escola dispunha de um espaço físico com boas instalações para receber aproximadamente 1700 alunos entre a 4ª série do Ensino Fundamental até o final do Ensino Médio.
No ano de 2006, assumiu a Direção da Escola a Professora Marizete Lourdes Nesi Possenti e como Assessora de Direção, a Supervisora Escolar, Rosilene Zago. Juntamente com a Direção ingressaram as Assistentes Técnico Pedagógico , Leonilda Aparecida Santana Dornelles, Lourdes Rigo, Celiane Jomara Baumgaertner, Maria Retore de Araújo. Ingressaram também neste ano, as Assistentes de Educação Almerinda Strapazzon e Silvana Prestes.
Entre os anos de 2005 a 2007, a Escola de Educação Básica "Professora Adelina Régis" ofereceu Ensino Fundamental de 6ª a 8ª Série e Ensino Médio de 1ª, 2ª e 3ª Séries nos três turnos. Passaram-se 74 anos e, 2008 marcará a história sócio-cultural da trajetória política, cultural e educacional de todos que fizeram e fazem desta Instituição de Ensino ser um referencial na comunidade videirense.





segunda-feira, 27 de abril de 2009

Escola de Educação Básica Professora Adelina Régis


"Ser Educador é ser um poeta do amor. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência"


Augusto Cury