sexta-feira, 27 de setembro de 2013

FILOSOFANDO SOCIALMENTE, COM SUSTENTABILIDADE

FILOSOFANDO SOCIALMENTE, COM SUSTENTABILIDADE

O mundo vive uma “Mudança de época” que altera muitos paradigmas bem como a visão de mundo defendida até o presente momento. Dentre as exigências da mudança de época uma delas se denomina “sustentabilidade” e não apenas do ponto de vista das coisas e dos bens de consumo ou bens produzidos pela natureza denominados bens de consumo finito. Trata-se de uma nova compreensão de todo o existir e humano sendo necessário compreender e defender que outro mundo é possível, no qual seja “menos difícil de amar”, sobre este disse Luther King: “Ou nos damos as mãos ou morremos todos como idiotas”.
Reduzir, reutilizar, reciclar são ideias mestras e se constituem pequenos gestos de responsabilidade social, porém para que eles aconteçam é necessário estabelecer uma filosofia de vida capaz de gerar um comprometimento social.
Com esta intenção, e fazendo parte do projeto de SUSTENTATIBLIDADE E MEIO AMBIENTE, quem vem sendo desenvolvido pela escola no segundo semestre de 2013, o professor Elcio Alberton, que trabalha com as disciplinas de Filosofia e Sociologia, em 17 das 32 turmas da escola, desenvolveu com os alunos a coleta seletiva de recicláveis e de lixo eletrônico.
A coleta seletiva que se desenvolveu entre os dias 20 de agosto e 09 de setembro recolheu mais de 300 kg de material. As embalagens pet foram doadas para o projeto de decoração natalina desenvolvido pela prefeitura municipal de Videira, as latas foram vendidas com os devidos ganhos entregues aos próprios alunos e o lixo reciclável entregue ao CDL de Videira.
Pequenos gestos concretos acompanhados de conscientização podem significar mudança de hábito e criação de uma consciência ambiental sustentável.

Escrito por Elcio Alberton.


quinta-feira, 12 de setembro de 2013

PIBID - V Mostra Regional do Conhecimento.

Decoração do Ambiente Escolar para a V Mostra Regional do Conhecimento.

     Decorar o ambiente escolar que foi sede do evento V Mostra Regional do Conhecimento, envolvendo parte dos alunos dos 2º anos do EMI, o qual contemplará: VI Feira Regional de Ciências e Tecnologia da Educação Básica, VII Mostra Regional de Educação Preventiva e Ambiental, XI Feira Regional de Matemática e II Mostra da Criatividade Pedagógica.
    Podemos citar  como resultados a criação da logo, a qual foi premiada uma das alunas do 2º ano do EMI, Mariele Zwierewicz pela  9º GERED   e as demais atividades foram desenvolvidas no decorrer do mês de agosto, verificamos sim, que os alunos estavam bastante envolvidos nos trabalhos bem como, adquiriram e socializaram os conhecimentos construídos a partir da realização de pesquisas, leituras e estudos sobre as temáticas envolvidas neste evento.




















Desfile 7 de Setembro - 2013.

     Participar do desfile do dia 07 de Setembro. Neste ato cívico abordaremos os temas: Meio Ambiente, Sustentabilidade e Qualidade de Vida,   Diversidade de gênero e Africanidade, projetos estes, executados na Escola de forma interdisciplinar, com os alunos de 1º, 2º e 3º anos do EMI.
    Anseia-se que esta movimentação oportunize as pessoas que fazem parte da sociedade Videirense, visualizem muitos dos projetos aqui desenvolvidos e principalmente verifiquem que por meio deles, os educandos e toda comunidade escolar mude  suas atitudes no cotidiano e reconheçam a relevância do conhecimento quando ele ocasiona transformações profundas nos meios, modos e formas do cidadão relacionar-se com seu entorno e, mesmo que  a longo prazo, materializem o que foi aprendido num mundo mais sustentável com melhor qualidade de vida.


















Apresentação em Slides - PIBID




sexta-feira, 6 de setembro de 2013

ABORDAGEM SOBRE ALTERAÇÕES EM NOSSO CÓDIGO FLORESTAL.


A primeira versão do Código Florestal foi aprovada em 23 de janeiro 1934, no governo de Getúlio Vargas e surgiu devido à preocupação com o rápido processo de derrubada das florestas nativas para a exploração de madeira. Ao longo dos anos alterações foram propostas e no ano de 2012 culminou sua reestruturação mais recente. No texto do Código atual temos definidos conceitos importantes como Áreas de Preservação Permanente (APP), Áreas de Reserva Legal (ARL) e Área Rural Consolidada (ARC). Porém algumas propostas de alteração constantes noNovo Códigopromoveram opiniões controversas, principalmente entre ruralistas e ativistas. Conhecer tais mudanças faz-se necessário para podermos criticar e refletir sobre a preservação da biodiversidade. Em nosso contexto escolar torna-se imprescindível abordar de maneira sucinta, porém eficaz determinadas questões de cunho legal. Este trabalho foi elaborado e baseado em pesquisas da Legislação Ambiental no site do Senado Federal e buscamos notícias acerca das principais alterações no Código Florestal também através de sites na internet, conseguindo através da pesquisa delinear pontos importantes que serão apresentados por meio de maquetes e painéis explicativos.





OS NÚMEROS NÃO MENTEM: VOCÊ É O QUE VOCÊ COME


A obesidade é definida como o estado em que a pessoa possui uma quantidade de gordura corporal superior aos limites considerados normais, associada a elevados riscos para a saúde. O excesso de gordura corporal é um dos maiores problemas de saúde pública de muitos países, especialmente os mais industrializados. Na última década este quadro de crescente obesidade populacional também passou a preocupar países em desenvolvimento, como o Brasil. Baseado nessas premissas derivou o projeto “OS NÚMEROS NÃO MENTEM; VOCÊ É O QUE VOCÊ COME”, com objetivo de identificar situações reais de aprendizagem de forma interdisciplinar envolvendo a Matemática e a Educação Física diante da problemática como é a questão da obesidade, pesquisando, analisando e demonstrando situações do cotidiano sendo estas propulsoras do bem estar biopsicossocial.



RECURSOS TECNOLÓGICOS E CRIATIVIDADE


“Nosso mundo rico em tecnologia faz surgir novos interesses para a educação, enquanto também se espera que as escolas se tornem vanguarda nas sociedades de conhecimento. Primeiramente, a tecnologia pode fornecer os instrumentos necessários para a melhoria do processo ensino e aprendizagem, abrindo novas oportunidades e avenidas... Segundo a educação tem um papel de preparar os estudantes para a vida adulta, e, consequentemente, deve fornecer aos estudantes as habilidades necessárias para se unirem a uma sociedade onde as competências ligadas à tecnologia estão se tornando cada vez mais indispensáveis.
Objetivando facilitar a aproximação das pessoas as novas tecnologias de comunicação e informação apresentando-as como recurso pedagógico importante e divulgar o trabalho realizado na Escola de Educação Básica Professora Adelina Régis – Videira, nas disciplinas de Filosofia e Sociologia e que se enquadra no quesito criatividade pedagógica. O projeto estimula professores e alunos ao uso dos recursos tecnológicos nas escolas e acessíveis aos alunos.





AGROTÓXICOS E QUALIDADE DE VIDA.


       O uso de agrotóxicos intensificou‐se nas últimas décadas no Brasil, representando hoje um grande problema de saúde pública. Esse projeto de pesquisa tem a finalidade de esclarecer a comunidade sobre os benefícios e malefícios do uso de agrotóxicos na agricultura e suas implicações, no risco de contaminação de alimentos, ambientes em geral e registro de ocorrência de sinais e sintomas auto‐ referidos relacionados à exposição a esses produtos. Nas últimas décadas o Brasil tornou‐se recordista no consumo de agrotóxicos.
 



A MATEMÁTICA NO CLIMA E NA PRODUÇÃO DE FRUTAS NA REGIÃO DE VIDEIRA E FRAIBURGO


A região de Videira e Fraiburgo, meio oeste catarinense possui grande área frutífera, e o sucesso da produção depende das condições climáticas. As alterações do clima podem representar riscos em nossa região. As poucas mudanças que estão acontecendo demonstram que este risco existe. O Meio Oeste Catarinense sempre se destacou na produção de frutas de qualidade, a maçã entre outras são culturalmente mais explorados nessa região. Porém nos últimos anos a produção destas frutas tem diminuído devido às mudanças climáticas. Neste sentido, optou-se por desenvolver um projeto interdisciplinar no Ensino Médio Inovador, com alunos da 2ª série, tendo como objetivo pesquisar e buscar possíveis soluções para problemas locais voltados para o clima e a produção de frutas, com abordagem científica. Os alunos aprenderam a diferenciar clima de tempo, compreenderam os conceitos sobre atmosfera, microclimas, aquecimento global, efeito estufa, gráficos, tabelas, legendas, probabilidade, medidas, razão e proporção, sendo estes conceitos construtores para a intervenção do homem na natureza. Ainda desenvolveram atividades em laboratório como: fabricação de vinagre, geleia, tortas de frutas e maçã do amor, relacionando com isso teoria a prática.