quarta-feira, 13 de novembro de 2013

ENCONTRO. com a Escritora Lu Menezes.

A turma 102 da Escola de Educação Básica Professora Adelina Regis recebeu a visita da ilustre escritora Lu Menezes que veio a Videira lançar o seu livro "Baião de três". Os alunos acessaram seu blog Letras e Contos e interagiram com escritora por meio de comentários em suas crônicas. A escritora foi recepcionada pelo grupo de alunos com a teatralização de uma crônica " Velha e a vovozinha", e com a apresentação de musicas pelos alunos Tiago e Vinicius. Integraram o teatro os alunos: Gabrielli, Luana, Eduarda, Letícia, Tiago, Daniel, Vinicius.








segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Resultados dos projetos interdisciplinares com a parceria UNOESC - PIBID Artes Visuais e E.E.B Professora Adelina Regis, expostos no evento "ARTE NO AR".

Proporcionar a exposição dos resultados das produções artísticas e científicas obtidas pelos alunos dos 1º e 2º anos do EMI ao longo do ano letivo 2013, através do evento intitulado  “ARTE NO AR”, onde toda a  comunidade escolar possa visualizar os trabalhos desenvolvidos nos projetos interdisciplinares envolvendo o Pibid  e ao mesmo tempo contemplar as belas apresentações dos alunos da escola.
A exposição foi uma oportunidade de grande valia para os alunos mostrarem seus trabalhos, criatividade e empenho. Serviu como estímulo, pois os mesmos acabam se sentindo motivados a aprender mais, se aperfeiçoar mais, para mostrar obras ainda melhores no próximo evento. Além disso, verificamos que eles se expressando através das artes, acabam  transmutando aquilo que sentem e os trabalhos artísticos por eles desenvolvidos vêm para melhorar o interior  e os tornam mais humanos, mais fraternos e mais amigos.
























Projetos PIBID - Artes Visuais

PIBID – ARTES VISUAIS

Atividades Desenvolvidas e Resultados Alcançados


1. Projeto Identidade



Com o objetivo de conhecer o aluno ingressante na 1º série do EMI no contexto biológico, psicológico e social da adolescência, para que este seja capaz de se perceber como ser humano, por meio do Projeto Identidade.
No 2º Semestre de 2012, aconteceu o início das atividades do PIBID / Artes Visuais em nossa Escola, confeccionamos máscaras em gesso com os alunos das primeiras séries do Ensino Médio Inovador, dentro do Projeto Identidade. Inseridos neste mesmo projeto, no 1º semestre de 2013, as bolsistas do programa PIBID desenvolveram a árvore genealógica e o autorretrato de cada um, observando os aspectos estéticos e de estilo.
Através da confecção de máscara em gesso, verificamos que foi transmitido aos alunos os valores éticos necessários para a convivência social, desenvolvendo a imagem que cada educando passa de si mesmo para outras pessoas. Observamos que houve progressos na autoaceitação e na autoestima, favorecendo o processo positivo de formação da identidade, mostrando as possibilidades de integração contínua, além de oferecer oportunidade para o processo crítico enquanto ser humano.
Quanto a confecção das árvores genealógicas e dos autorretratos, cada educando, por meio de pesquisa, encontrou sua origem e a sua história. Buscaram o significado semântico e histórico familiar mostrando a influência das várias línguas e locais de onde vieram. Desenvolveram com sucesso a criatividade, a sensibilidade e a experiência estética.



2. Matemática e Arte na Mandala





Envolver as 7 turmas de 1° ano do EMI no projeto interdisciplinar: Matemática e Arte na Mandala, com o objetivo de fazer com que o educando verifique a existência e a descoberta de conceitos matemáticos presentes na arte.
Mandala é uma circunferência usada como arte pelos antigos povos, é uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. Toda mandala revela uma exposição plástica e visual. O processo de construção de uma mandala é uma forma de meditação constante e a arte sendo um grande canal de sintonia para que as pessoas (focando adolescentes, neste caso) retomem seu equilíbrio emocional e racional para produzir uma caminhada de superação, inclusive nos conceitos básicos de matemática aqui abordados. Este projeto aconteceu no segundo semestre de 2012, utilizando materiais de reciclagem (como CD's, discos de vinil, DVD's, etc.) e no primeiro bimestre de 2013 utilizando como material o círculo em vidro e a tinta verniz vitral.
Conforme descrito, a confecção da mandala faz com que o aluno explore sua criatividade, sensibilidade, linguagem e comunicação, além de promover o processo de aprendizagem de alguns conceitos básicos de matemática, como: medida do raio, medida do diâmetro, comprimento e área da circunferência, bem como conceitos elementares de trigonometria na circunferência, porcentagem, frações, entre outros.


3. Projeto Africanidade, Brasil de várias cores


2ª Etapa do Projeto Africanidade - Trabalhos artísticos desenvolvidos pelos alunos dos 2º anos do EMI.



Aproveitando a oportunidade de termos a presença de alunos estrangeiros no ambiente escolar como possibilidade de aprendizagem e ampliação de conhecimentos dos aspectos artísticos culturais, sociais e econômicos dos seus países de origem.
No Projeto Africanidade, Brasil de várias cores, sensibilizamos e motivamos os alunos dos primeiros e segundos anos do EMI para a realização de pesquisas, coleta de imagens e textos, o modo de ser, de viver, enfim as marcas da cultura africana que, independente da origem étnica de cada aluno, fazem parte do seu dia a dia. A partir dessas pesquisas, confeccionamos desenhos em carvão vegetal, giz de cera, lápis 6B, lápis aquarelável, tintas naturais, bem como confecção de esculturas utilizando materiais recicláveis, representando a multicultura Africana. Este projeto aconteceu durante todo o 1º semestre de 2013. Continuará ao longo do 2º semestre.
O resultado foi e está sendo obtido com sucesso. Percebemos que houve melhor entrosamento entre os alunos otimizando a interação social por meio da audição/interpretação de músicas e leitura/interpretação de imagens fotográficas. A montagem da exposição das esculturas, desenhos e pinturas feitas pelos educandos sob orientação dos bolsistas do PIBID, nos corredores da escola, contemplou informações sobre vários outros aspectos: étnicos, físicos, hidrográficos, demográficos, grupos sociais, religiosos, culturais, econômicos, recursos naturais, idiomas, etc., o que comprovou a interdisciplinaridade entre as artes visuais e as demais disciplinas curriculares, demonstrando todo o envolvimento que existe entre elas, promovendo a construção de uma aprendizagem realmente significativa.


4. Projeto Tintas Naturais


4.Conscientizar o educando sobre a importância da sustentabilidade, do meio ambiente e da qualidade de vida, aplicando conceitos científicos, buscando relacionar teoria e prática em todas as áreas do conhecimento, inserindo a arte visual para potencializar os diferentes saberes, numa perspectiva efetiva de construção criativa.
Projeto Tintas Naturais: neste projeto, os alunos dos 2º anos do EMI, extraíram de elementos da natureza, ou seja, compostos orgânicos, pigmentos e aglutinantes que possuem características de opacidade ou transparência. As tintas foram feitas a partir de cascas, raízes, frutas, pétalas, folhas, partes de flores e plantas inteiras, pó de café, tijolo e carvão ralados, terra, erva-mate, colorau, curry, entre outros. Para fazer a tinta, a escolha vai depender da cor e do efeito que se busca. Para ajudar na fixação é possível também aglutinantes naturais como a gema e a clara do ovo, suco de alho, goma de babosa, polvilho, etc. Quanto aos benefícios, o uso de produtos naturais reduz a emissão de efluentes químicos, melhorando a qualidade de vida e atendendo a crescente demanda de produtos fabricados de acordo com normas e conceitos de preservação ambiental e responsabilidade social. Este projeto contemplou desenho e pintura em papel canson e em telas para pintura. Ocorreu no 1º bimestre de 2013 (março e maio).
Foi desenvolvido o potencial criado de cada aluno, levando-o a adquirir uma linguagem própria, percepção e sensibilidade estética, de criatividade e de entendimento de sustentabilidade e de meio ambiente, pesquisando, desenhando e pintando, enfim criando com capacidade crítica e autocrítica o ver, o sentir e o perceber, tendo a fruição acontecendo com resultados positivos do conhecimento artístico, intervindo no sentido da melhoria da qualidade de vida.


5. Projeto Arte Grafite



5.Proporcionar ao aluno um interesse pelo universo das artes visuais, através do grafite, como forma de manifestação artística de acordo com a realidade vivenciada por ele. Além disso, o grafite agrega valores capazes de potencializar, nas mais diversas linguagens, as diferentes formas de comunicação com o mundo.
Projeto Arte Grafite: Iniciada no segundo bimestre de 2013, foi desenvolvida nos meses de junho e julho. A intenção do projeto foi fazer com que os alunos viessem a conhecer a história, obras e características da arte grafite. Compreendessem e percebessem o grafite como uma e manifestação urbana. Entendessem a relação entre grafite e pichação, suas diferenças, seus pontos em comum, bem como suas intencionalidades. O primeiro contato com o grafite se deu por meio do estêncil e depois a explicação da técnica de como utilizar a tinta em spray para obter a arte grafite. Em uma etapa posterior, provavelmente no fim do ano letivo, trabalharão a arte grafite no muro interno da escola.
Observando nosso contexto sócio educacional, percebemos o quanto o grafite era desejado e admirado pelos alunos. Percebemos o quanto o grafismo, nas suas mais variadas formas, está presente em nossas vidas, na maioria das vezes não como expressão de arte, mas como forma de pichação. O resultado obtido foi excelente, uma vez que reconheceram suas diferenças e semelhanças. Entenderam o grafite como expressão artística. Obtiveram compreensão geral de sua história, temas, formas de realização e características.





2ª Etapa do projeto Arte Grafite - Desenvolvido pelos alunos do EMI.



6. Subprojeto Pintura que vira escultura



6.Oportunizar às turmas dos 2º anos do EMI, para que, através do estudo de obras de pintores renomados, possam recriar artisticamente esculturas, conforme a percepção e leitura do quadro que cada grupo de alunos escolheu para a produção e desenvolvimento dos conceitos trabalhados no estudo das linguagens, códigos e suas tecnologias.
Inseridos no projeto meio ambiente, qualidade de vida e sustentabilidade, desenvolvemos o subprojeto Pintura que vira escultura. Utilizando material de reciclagem, a pintura foi escolhida por grupos de alunos, passa a ser transformada em uma escultura, após feita a interpretação, análise e releitura da obra de arte. Este projeto iniciou na primeira quinzena de julho e foi concluído na primeira quinzena de agosto de 2013.
Os grupos de alunos, por meio da confecção dessas esculturas, ampliaram, compreenderam e relacionaram os conceitos relativos aos aspectos históricos e culturais por meio da pesquisa sobre a obra de arte por eles escolhida. Desenvolveram a capacidade crítica, a experiência estética, a subjetividade humana, a convivência, a sexualidade humana e principalmente a habilidade de analisar, sentir, descobrir e apreciar obras de arte, contribuindo assim para a aprendizagem significativa do objeto de estudo. Adquiriram também, hábitos de disciplina e concentração no trabalho grupal, além da habilidade de distinguir cor, forma, dimensão e espaço.




7. Projeto "CRIE SUA ESTAMPA".


Despertar no educando a vontade de transformar ou personalizar suas peças de roupas, principalmente camisetas, utilizando elementos da cultura brasileira, com os quais os alunos do 1º e 2º anos do EMI se identifiquem, acreditando que desta maneira desenvolverão competências importantes, tais como: senso crítico, criatividade, originalidade, inovação, conhecimento, respeito às diferenças, entre outras. 
Verificamos que o projeto “Crie sua estampa”, além de desempenhar função decorativa tornando o tecido mais atraente e original, mostrou a subjetividade do educando, retratando sua identidade, a influência sociocultural nos motivos e nas cores por eles utilizadas. A estampa concedeu exclusividade para as peças, agindo como recurso diferenciador, mostrando estar intimamente ligada a todo um processo de identidade cultural próprio da fase de desenvolvimento na qual o educando se encontra.



 Vídeo com Fotos do Projeto Pibid na Escola - Projetos desenvolvidos em 2013 na EEB Adelina Regis.