terça-feira, 4 de novembro de 2008

Atividade nº 2


Fale, não GRITE!
Combine letras maiúsculas e minúsculas, da mesma forma que na escrita comum. Cartas em papel não são escritas somente com letras maiúsculas; na Internet, escrever em maiúsculas é o mesmo que gritar!
Para enfatizar frases e palavras, use os recursos de _sublinhar_ (colocando palavras ou frases entre sublinhados) e *grifar* (palavras ou frases entre asteriscos). Frases em maiúsculas são aceitáveis em títulos e ênfases ou avisos urgentes.
Sorria :-) pisque ;-) chore &-( ...
Os emoticons (ou smileys) são ícones formados por parênteses, pontos, vírgulas e outros símbolos do teclado. Eles representam carinhas desenhadas na horizontal, e denotam emoções.
É difícil descobrir quando uma pessoa está falando alguma coisa em tom de brincadeira, se está realmente bravo ou feliz, ou se está sendo irônico, em um ambiente no qual só há texto; por isso, entram em cena os smileys. Comece a usá-los aos poucos e, com o passar do tempo, estarão integrados naturalmente a suas conversas on-line.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Educação Inovadora

Num mundo mais complexo ,onde há tantas inovações e possibilidades, precisamos fazer nossa
escolha, sendo a educação um caminho fundamental para que isso ocorra, constuindo assim uma vida mais plena.
A educação pode fazer com que façamos escolhas significativas para toda a vida,ou seja, para que possa contribuir para a vida fazendo coisas interessantes discernir o que vale a pena , buscar o que foi apreendido por nossos pais e professores na infância e colocar em pratica o que achar útil e necessário para a vida.

Educação Inovadora

Educação Inovadora

Num mundo mais complexo ,onde há tantas inovações e possibilidades, precisamos fazer nossa escolha, sendo a educação um caminho fundamental para que isso ocorra, constuindo assim uma vida mais plena.
A educação pode fazer com que façamos escolhas significativas para toda a vida,ou seja, para que possa contribuir para a vida fazendo coisas interessantes discernir o que vale a pena , buscar o que foi apreendido por nossos pais e professores na infância e colocar em pratica o que achar útil e necessário para a vida.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Atividade a distância 3

Atividade a distância 3

Cursista você tem a opção de escolha entre as atividades 1 e 2 seguintes:


1- Leia artigo "Formação do Conhecimento Coletivo: O Papel do Professor em tempos de Web Arte e Copyleft", que aborda questões relativas a incorporação de recursos virtuais como um componente de recursos presenciais, bem como os problemas decorrentes do uso desta estratégia. Após uma breve apresentação dos recursos para a educação a distância, o autor mostra as vantagens do uso dessa modalidade de educação. O impacto da tecnologia na educação e os institutos legais à disposição do educador são abordados nesse trabalho. Finalmente, o autor Luíz Rogério da Silva discute as perspectivas em pedagogia e questiona a respeito do significado da escola na atualidade. Este artigo está disponível em:
http://www.pucsp.br/tead/n1a/artigos%20pdf/artigo3.pdf


2- Leia o texto " Como utilizar a internet na educação", de José Manuel Moran, disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651997000200006&lng=pt&nrm=iso
Neste texto, prof. Moran faz um relato e análise de experiências pessoais e institucionais que utilizam a internet na educação presencial como pesquisa, apoio ao ensino e como comunicação. Avalia os avançose problemas que estão acontecendo atualmente.

Atenção: Lembrando que você irá fazer somente uma dessas atividades,e postar no seu BLOG.

Atividade a distância 2

Atividade a distância 2

Regras de etiqueta para a internet:


O conceito de netiqueta pode ser compreendido, tomando o sentindo da palavra ao pé-da-letra: a etiqueta no uso da rede (net). Assim como em atividade de grupo, na internet, cada um deve sempre usar o bom senso ao entrar em contato com outras pessoas, de maneira a evitar ofensas, agressões ou desentendimentos.

Algumas regras de bom comportamento na internet foram estabelecidas e as pessoas devem comportar-se de forma apropriada acesse este site sobre netiqueta e liste no seu Blog as quais você achar interessante.

http://www.icmc.usp.br/manuals/BigDummy/netiqueta.html
http://www.torque.com.br/dicas/internet/netiqueta.htm
http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=1574

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

ATIVIDADE A DISTÂNCIA PARA SER POSTADA NO BLOG INDIVIDUAL

Visite o site http://www.eca.usp.br/prof/moran
*Na opção Educação Inovadora, escolha um texto para você ler.
*Depois da leitura, produza um texto sobre o que você leu, e publique em seu Blog individual.
ATENÇÃO: no seu texto deve haver um link com o texto lido como referência bibliográfica.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Hipertexto

Hipertexto

O hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multi-dimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas. Clicando com o ``mouse'' numa referência destas a página corrente é substituída pela página referenciada. É muito fácil formar uma idéia grosseira do que é um hipertexto: basta pensar nas edições mais modernas da Enciclopédia Britânica que se constituem de uma mistura de informações com apontadores para outros trechos da própria enciclopédia.

A invenção do conceito costuma ser atribuída a Vannevar Bush que descreve o ``memex'' num artigo clássico, escrito em 1945, antes mesmo do aparecimento dos primeiros computadores [6]. A seguir Doug Engelbart fez, em 1968, uma demonstração histórica numa Conferência de Computação realizando o ``memex'' com a utilização de um ``mouse'' [18, 48]. O termo ``hipertexto'' foi lançado por Ted Nelson, nos anos 60 [36].

O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes. Isto cria uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como ``navegação''.

educação
http://portal.mec.gov.br/index.php

Hipertexto e Educação

Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.

Na sala de aula onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.

Hipertexto é um meio de informação que existe on line, possibilitando melhores esclarecimentos para as pessoas que o procuram.

Hipertexto

O Hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia.

Hipertexto

Entende-se o Hipertexto como um meio de informação que existe On-line(disponível eletronicamente sob demanda)em um computador.

Hipertexto

Hipertexto é o texto em HTML (HyperText Markup Language) - ou a linguagem usada para criar documentos em Hipertexto para uso na World Wide Web. HTML parece muito com os códigos antigos, em que cercava-se um bloco de texto com códigos (tags) que indicavam como ele devia parecer. Ainda, no HTML pode-se especificar se um bloco de texto ou palavra serve como um link para outro arquivo na internet. Nessa definição, o hipertexto se subdividiria em três gerações de sites e homepages: os indiciais (listagens de links de arquivos e programas); os icônicos (ou aqueles que se organizam em torno de um conceito e que querem ‘representar a realidade’ de um determinado púbico alvo); e, finalmente, os metafóricos (também chamados de ‘artísticos’ porque trabalham diretamente com o simbólico e utilizam recursos multimídia).

catatau.blogsome.com/2007/09/03/hipertexto-complexidade-e-blogs/

Hipertexto

" O hipertexto é um texto com conexões. Não é uma idéia nova. Cada vez que se escreve e se acrescenta referências, notas de rodapé, índice, implica que o leitor não precisa fazer uma leitura linear, Podendo seguir o que mais gosta". (MARTÍNEZ)


Hipertexto

Hipertexto é o nome dado a textos compartilhados na internet, onde escritor e leitor tem a liberdade de expressar suas idéias e opiniões, referentes a dados importantes da atualidade.
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato, digital ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas da inclusão digital.
Estes permitem acesso a textos específico da área pesquisada.

HIPERTEXTO

O Hipertexto, embora o título expresse algo recente, já existe há muito tempo. Podemos fazer comparação a uma enciclopédia.Não lemos uma enciclopédia de forma seqüencial, linear, lemos apenas sobre os assuntos que nos interessa no momento, não tendo portanto, ponto de entrada e ponto de saída fixos. Na internet acaba acontecendo a mesma coisa. Pulamos de link em link atrás de assuntos que nos interessam. Isso é hipertexto.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Hipertexto

Entende-se por hipertexto a junção de idéias não lineares sobre um determinado tema, não apenas de forma textual, mas também através de imagens, ícones, sons, etc.. Mantendo-se a idéia central e percorrendo todas as possibilidades de caminhos sobre o determinado assunto.

hipertexto Hipertexto é o termo que r

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.
O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto


Hipertexto

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.

O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

hipertexto

Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.

Na sala de aula onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas. [5]

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto#Hipertexto_e_Educa.C3.A7.C3.A3o


quarta-feira, 21 de maio de 2008

O Curso

Estamos iniciando o Curso de Introdução à Educação Digital. Esperamos que vocês participem da construção deste processo formativo aprendendo sobre Mídias e Tecnologias, no contexto do Linux Educacional, e que maneje ferramentas de produção e outros programas de computador. É importante que você também reflita sobre a tecnologia digital e as possibilidades de mudanças que as mesmas possam provocar em sua tragetória pessoal e profissional.

Professores Participantes


Anne Marie Menezes de Melo

Salete Juliane Vanin


Madalena Konrad


Iluci Alberti Piccinin

Marizete de Lourdes Nesi Possenti

Sidinei Rui

Mariles Ansiliero Borges de Oliveira


Ivanir Salete Galina


Lilian Camila Spinelli


Maristela Aguiar