A Matemática, no Ensino Médio, deve ser entendida como conhecimento essencial para a formação de todos os jovens, que contribui para a construção de uma visão de mundo para ler e interpretar a realidade e para desenvolver capacidades que deles serão exigidas ao longo da vida social e profissional.
Assim sendo, o ensino da Matemática deve desenvolver as habilidades e tornar o educando competente em compreender os conceitos; aplicar seus conhecimentos matemáticos nas atividades cotidianas e tecnológicas; analisar e interpretar dados provenientes de problemas matemáticos, de outras áreas do conhecimento e do cotidiano; desenvolver seu próprio conhecimento matemático.
O projeto Geometria Espacial, foi desenvolvido em grupos, porque possibilitou aos alunos: a interação durante as atividades, por meio da troca de idéias; o desenvolvimento da argumentação; a cooperação e o exercício das relações sociais.
O aprendizado dos conceitos matemáticos, por meio do projeto, muda/transforma o ensino/aprendizado da matemática. Estimula os alunos para que pensem, criem, estabeleçam relações, descubram e tenham autonomia de pensamento. Construam a matemática a partir da realidade vivenciada por eles. Apreciem a matemática e reconheçam sua presença na natureza, na arte, na tecnologia. Tenham iniciativa na busca de informações, desenvolvendo a curiosidade e o gosto de aprender, interessando-se pela pesquisa, organizando seus registros e apresentando-os de forma adequada e acima de tudo desenvolvam o espírito de coletividade e de cooperação, respeitando opiniões diversas e aceitando as diferenças individuais.
Profª Elenise Schuler
Nenhum comentário:
Postar um comentário