terça-feira, 3 de agosto de 2010

Teorema de Pitágoras

Sabemos que o Teorema de Pitágoras é uma das relações mais antigas que existem na geometria e durante a evolução da humanidade foi muito útil para resolver situações problemas, como: demarcações das terras inundadas pelo Rio Nilo, nas construções de pirâmides e outras situações.

Sabendo hoje da dificuldade de muitos educandos em entender esse teorema e sua evolução histórica, os alunos da 8ª série aceitaram o desafio de resgatar a história e sua aplicação em nosso cotidiano. Com o objetivo de aumentar o grau de satisfação na disciplina de matemática e para um melhor entendimento do conteúdo.

A turma foi dividida em equipes, onde cada grupo ficou responsável por uma parte do trabalho; uns resgataram a história, outros demonstraram algebricamente e outros ainda fizeram aplicações práticas do Teorema no cotidiano. Após, cada grupo expôs o seu trabalho para o grande grupo e outras turmas da escola. A experiência foi válida por ter sido uma tarde diferente, pelo entendimento do assunto e porque os alunos puderam perceber que é possível aprender não somente com os mestres e sim com os próprios colegas.

Profª Salete Vanin



Nenhum comentário: