Nos dias 16 e 17/07 um grupo de alunos estiveram em São Paulo, para visitar exposições e museus, sendo este um momento especial na vida de cada um, sendo isso prazeroso. Tratou-se de um encontro com a expressão de pensamentos e emoções de pessoas sensíveis, e uma rara oportunidade de apreciar obras únicas, que acontece de diferentes maneiras: quando apreciamos a obra de arte, ao imaginarmos o processo construtivo que culminou naquela obra de arte, ao imaginarmos o processo construtivo que culminou naquela obra e o contato visual com o próprio espaço expositivo. Tanto o artista, ao elaborar sua obra , como curador da exposição pensam em cada detalhe, nas cores nas formas, nos materiais, no local, tamanho, e muito mais.
Visitar uma exposição de arte é sentir e apreciar tudo isso: é pensar sobre a intenção do artista, como ele organizou o material e escolheu determinado suporte para obter o resultado esperado.
Robert J. Saunders, especialista em arte-educação, afirmou que os educadores são responsáveis em estimular e incentivar seus alunos a desenvolver processos cognitivos de tal forma significativos que resultem em verdadeiros processo criativos e reflexivos. A partir disso, podemos ressaltar a importância do papel do educador em mediar e propor atividades aos seus alunos.
Os objetivos deste projeto e da viajem foi Desenvolver a aprendizagem dos três eixos norteadores de artes visuais dos parâmetros curriculares nacionais: a produção, a fruição e a reflexão.
Capacitar para reconhecer obras de arte através das próprias emoções, reflexões e conhecimentos, apreciando trabalhos e objetos de arte das diferentes regiões e grupos étnicos, distinguindo contrastes e semelhanças, nos deferentes movimentos artísticos.
- que os educandos sejam capazes de:
Conhecer as formas artísticas nos espaço bi e tridimensional.
Desenvolver percurso de criação, experimentar novos materiais, identificar elementos da linguagem visual, conhecer e valorizar acervo da produção artística e cultural, conhecer os artistas e suas obras, compreender o contexto histórico da produção artística apreciada.
Ao fim desta etapa parabéns aos participantes, agradeço de coração aos professores que apoiaram e participaram deste projeto são eles Juelma, Elias, Salete, Sidinho, Marcia. E a direção da escola por acreditarem e apoiarem o projeto.
Arte-educadora Aline Morganti Pinto
Nenhum comentário:
Postar um comentário