sexta-feira, 27 de setembro de 2013

FILOSOFANDO SOCIALMENTE, COM SUSTENTABILIDADE

FILOSOFANDO SOCIALMENTE, COM SUSTENTABILIDADE

O mundo vive uma “Mudança de época” que altera muitos paradigmas bem como a visão de mundo defendida até o presente momento. Dentre as exigências da mudança de época uma delas se denomina “sustentabilidade” e não apenas do ponto de vista das coisas e dos bens de consumo ou bens produzidos pela natureza denominados bens de consumo finito. Trata-se de uma nova compreensão de todo o existir e humano sendo necessário compreender e defender que outro mundo é possível, no qual seja “menos difícil de amar”, sobre este disse Luther King: “Ou nos damos as mãos ou morremos todos como idiotas”.
Reduzir, reutilizar, reciclar são ideias mestras e se constituem pequenos gestos de responsabilidade social, porém para que eles aconteçam é necessário estabelecer uma filosofia de vida capaz de gerar um comprometimento social.
Com esta intenção, e fazendo parte do projeto de SUSTENTATIBLIDADE E MEIO AMBIENTE, quem vem sendo desenvolvido pela escola no segundo semestre de 2013, o professor Elcio Alberton, que trabalha com as disciplinas de Filosofia e Sociologia, em 17 das 32 turmas da escola, desenvolveu com os alunos a coleta seletiva de recicláveis e de lixo eletrônico.
A coleta seletiva que se desenvolveu entre os dias 20 de agosto e 09 de setembro recolheu mais de 300 kg de material. As embalagens pet foram doadas para o projeto de decoração natalina desenvolvido pela prefeitura municipal de Videira, as latas foram vendidas com os devidos ganhos entregues aos próprios alunos e o lixo reciclável entregue ao CDL de Videira.
Pequenos gestos concretos acompanhados de conscientização podem significar mudança de hábito e criação de uma consciência ambiental sustentável.

Escrito por Elcio Alberton.


Nenhum comentário: